Plano Regional de Combate à Depressão deverá ser formalizado em novembro

O Secretário Regional da Saúde confirmou ontem, em Angra do Heroísmo, um acordo estabelecido verbalmente com a Ordem dos Psicólogos Portugueses para a criação de um Plano Regional de Combate à Depressão, que deverá ser formalizado em novembro.

“A informação que nos foi dada é que o programa, como projeto piloto a nível nacional, arrancará em outubro e nós desafiamos a Ordem a assinar no mês de novembro um protocolo que transponha para a Região este plano”, afirmou Rui Luís, em declarações no final de uma reunião com o Bastonário da Ordem dos Psicólogos.

Deste encontro resultou ainda a intenção de criar nos Açores uma bolsa de psicólogos para intervir em situações de crise ou catástrofe. Trata-se de equipas dotadas de preparação suplementar, que são acionadas em momentos críticos.

“É uma situação que o Governo Regional já tinha acautelado através do Instituto de Segurança Social dos Açores, mas de qualquer forma todos os recursos são poucos para estas situações extremas” salientou Rui Luís.

Pin It on Pinterest