Plano Regional de Combate à Depressão deverá ser formalizado em novembro

O Secretário Regional da Saúde confirmou ontem, em Angra do Heroísmo, um acordo estabelecido verbalmente com a Ordem dos Psicólogos Portugueses para a criação de um Plano Regional de Combate à Depressão, que deverá ser formalizado em novembro.

“A informação que nos foi dada é que o programa, como projeto piloto a nível nacional, arrancará em outubro e nós desafiamos a Ordem a assinar no mês de novembro um protocolo que transponha para a Região este plano”, afirmou Rui Luís, em declarações no final de uma reunião com o Bastonário da Ordem dos Psicólogos.

Deste encontro resultou ainda a intenção de criar nos Açores uma bolsa de psicólogos para intervir em situações de crise ou catástrofe. Trata-se de equipas dotadas de preparação suplementar, que são acionadas em momentos críticos.

“É uma situação que o Governo Regional já tinha acautelado através do Instituto de Segurança Social dos Açores, mas de qualquer forma todos os recursos são poucos para estas situações extremas” salientou Rui Luís.


PUB