Tecnologia da Atos contribui para implementação de fronteiras inteligentes na Europa

A Atos, empresa líder mundial na área da transformação digital, anunciou a sua participação ativa no projeto Automated Border Control Gates for Europe (ABC4EU). Este projeto, no valor de 16,8 mil milhões de euros e que é cofinanciado pela UE, tem como principais objetivos: a flexibilização do controlo de fronteiras para facilitar os fluxos sem comprometer a segurança, e a harmonização dos processos de controlo de fronteiras em toda a Europa.

Neste âmbito, a Atos é responsável pela disponibilização de dois dos subsistemas principais, nomeadamente, o National Facilitation Program (NFP) e o Sistema Móvel dedicado ao controlo inteligente das fronteiras.

Estes sistemas já foram testados com sucesso em dois projectos-piloto, nomeadamente no Aeroporto Adolfo Suarez Madrid-Barajas e no porto marítimo de Algeciras (Cádis), onde a Atos implementou o sistema NFP e vários terminais do sistema móvel. A Atos também treinou os guardas de fronteira e supervisionou toda a atividade.

O Entry and Exit System (EES) deverá estar operacional até 2020, substituindo o atual sistema de carimbos manuais dos passaportes e irá exigir que os viajantes se registem para poderem entrar no espaço Schengen. O sistema registará os trânsitos numa base de dados central europeia, permitindo o controlo das entradas e saídas. Adicionalmente, cada estado membro poderá gerir o seu próprio sistema de registo de passageiros frequentes (FFRS) de modo a facilitar o fluxo do tráfego de pessoas/viajantes.

“O novo sistema contribuirá para uma gestão mais eficaz dos vistos de curta duração, para uma maior automatização do controlo de fronteiras, para uma melhor deteção de documentos de viagem e identidades roubados e incluirá as recusas do visto de entrada. Desta forma, os viajantes de boa fé poderão atravessar mais facilmente as fronteiras e as autoridades poderão detetar de forma mais eficaz e célere a existência de passageiros ilegais e identificar pessoas sem documentos no espaço Schengen”, pode ler-se em comunicado de imprensa.

O projeto ABC4EU está inserido no Seventh Framework Program for Research, Technological Development and Innovation of the European Union, que começou em 2014, e deverá estar concluído em 2018. Este Programa tem como principais objetivos a normalização dos sistemas de controlo de fronteiras (ABC) e a integração destes sistemas com o novo sistema IOS (Input and Output System) e com o NFP (National Facilitation Programs), tal como proposto pelo Intelligent Borders Package da União Europeia.


PUB