Baltazar Dias com três novos espetáculos de Teatro Nacional na próxima temporada

A próxima temporada artística do Teatro Municipal Baltazar Dias já tem abertura marcada: será a 8 de setembro, em mais um ano que se prevê repleto de excelentes produções. As primeiras grandes novidades são os espetáculos de Teatro Nacional trazidos ao Funchal no âmbito da Rede EUNICE que, desde o ano passado, une o Teatro Nacional D. Maria II ao Teatro Baltazar Dias, num projeto para disseminar pelo país o que de melhor se faz no teatro português.

Recorde-se que a escolha do Baltazar Dias para ser um dos três teatros do país a inaugurar a rede foi feita através de concurso público, o que, segundo o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, “esteve diretamente relacionado com tudo o que tem sido feito para revitalizar o Baltazar Dias ao longo destes quatro anos, seja a nível de infraestruturas, de eventos e, naturalmente, de opções para o cartaz.”

Paulo Cafôfo lembra, igualmente, que o Teatro Municipal “bateu, em 2016, o seu recorde de espectadores, com 48 mil pessoas a terem frequentado esta que é a sala de espetáculos mais simbólica da Madeira, o que representa um aumento de 25% em relação a 2014 e coloca a média de ocupação da sala acima da média nacional.”

O Presidente referiu, igualmente, que a Câmara Municipal do Funchal organizou, desde o início de 2014 e até junho de 2017, um total de 122 eventos de natureza cultural nos mais diversos quadrantes, o que considera “uma realidade reveladora, que deixa claro que a nossa aposta na Cultura da cidade foi uma das estratégias mais assumidas e bem-sucedidas de todo o mandato. O Funchal precisava de uma oferta maior, melhor e mais acessível e está à vista de todos que concretizámos a dinamização cultural que era pretendida. Neste campo, o Baltazar Dias recuperou a relevância que merecia e tem sido, de facto, a nossa montra mais notável.”

A Rede EUNICE determina que “o Funchal vai usufruir de três espetáculos de Teatro Nacional quer em 2018, quer ainda em 2019, tal como já aconteceu no ano passado, pelo que a afirmação do Teatro como um espaço cultural importante no panorama nacional prossegue no próximo ano.” Já confirmados estão, por isso, os espetáculos Lear (janeiro), Sweet Home Europa (maio) e Montanha Russa (junho), trazidos ao Funchal pelo Teatro Nacional D. Maria II, a que se somarão várias outras novidades, à semelhança dos últimos anos, confirmou o Presidente.

A próxima temporada artística ficará, igualmente, marcada “pelo apoio à criação e à produção, sendo que toda a temporada será pensada sobre linhas estratégicas de formação de público, partilha de conhecimento académico, apoio a novos talentos e produtores e acolhimento de outros espetáculos nacionais e internacionais, numa reafirmação do investimento que tem sido feito, subjacente a uma estratégia claramente definida. O objetivo é sempre enaltecer a cultura madeirense, mas estabelecer cada vez mais um elo de ligação entre o Funchal e as comunidades do mundo”, concluiu Paulo Cafôfo.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger