Coro Infantil da DSEAM na Figueira da Foz

O Coro Infantil da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia está de malas feitas para um intercâmbio com o Coro dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, entre os dias 14 e 19 de julho, onde irão conhecer alguns dos encantos da região centro do nosso país, participar na Gala Internacional dos Pequenos Cantores e realizar dois concertos: um em Coimbra e outro na Figueira da Foz. No programa deste intercâmbio, estão ainda contempladas visitas às vilas de Óbidos e da Nazaré e às cidades da Figueira da Foz, onde ficarão hospedados, e de Coimbra.

A 29.ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, a realizar-se no dia 16 de julho, pelas 16h00, no Centro de Artes e Espetáculos dessa cidade, contará com um medley interpretado por este coro, de autores madeirenses e alusivo ao mar. Este evento, promovido pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, terá transmissão televisiva diferida, em data a anunciar, nos canais da estação RTP, dando a conhecer ao mundo o talento e as mensagens dos 14 jovens participantes, 2 dos quais da Região Autónoma da Madeira, que atuarão acompanhados pelo Coro das Pequenas Vozes, dirigido pela maestrina Alexandra Curado, e pela Orquestra Mar & Arte, dirigida pelo maestro Rui Lúcio.

O concerto na Figueira da Foz realizar-se- á no dia 15, pelas 20h00, na Igreja Matriz de São Julião, o mais antigo templo da Figueira da Foz e que esteve na origem desta cidade. Em Coimbra, o concerto será no dia 17, pelas 15h00, nos Claustros do Colégio de Nossa Senhora do Carmo da Ordem Terceira de São Francisco, fundado em meados de 1540. Em ambas as atuações, o Coro Infantil irá interpretar um repertório diversificado entre a música sacra e ligeira, abarcando diversos compositores e proporcionando aos ouvintes sentimentos e emoções.

O Coro Infantil da DSEAM, dirigido pela maestrina Zélia Gomes, é composto por 66 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 que cantam a 2 e 3 vozes. Com este intercâmbio, pretende-se que estas crianças tenham a oportunidade de adquirir novas experiências artísticas, de cultivar uma maior apreciação pela música e de compartilhar os seus talentos fora da região. Serão 6 dias de intercâmbio, repletos de atividades, visitas e, sobretudo, muita aprendizagem e também diversão.


PUB