Reino Unido vai proibir carros movidos a gasolina e gasóleo

O Reino Unido vai proibir, até 2040, a venda de automóveis movidos a gasolina e gasóleo, um compromisso anunciado esta quarta-feira pelo Governo de Theresa May. Decisão semelhante foi tomada em França no início deste mês de Julho.

A medida integra o programa público de combate à poluição, que quer evitar os riscos associados às emissões de gases nocivos. Os automóveis híbridos também serão proibidos, porque além de usarem electricidade são movidos a combustível de origem fóssil.

Segundo o governo de Theresa May, a medida é essencial para evitar os problemas de saúde relacionados com a qualidade do ar, que os responsáveis pelo programa consideram o principal risco ambiental para a saúde pública. Estudos indicam que esse risco, num só ano, possam custar ao país 2,7 mil milhões de libras em produtividade perdida (cerca de três mil milhões de euros).

O plano de protecção da qualidade do ar está avaliado em três mil milhões de libras, quase quatro mil milhões de euros, dinheiro que será usado na criação de zonas de ar limpo e em investimentos em transportes públicos e em infraestruturas.

Pin It on Pinterest