Marinha continua o apoio na investigação do mar da Madeira

A lancha hidrográfica da Marinha “Auriga” terminou na presente missão a realização da campanha de colheita de dados da coluna de água e sedimentos, com a colaboração do Observatório Oceânico da Madeira.

Conseguiu-se assim obter elementos de informação valiosos para o estudo da interação entre a dinâmica costeira e a dinâmica oceânica, a caracterização do tipo de partículas, a nível composicional e textural, e interação com os processos oceanográficos dominantes (upwelling, eddies, frentes). Servirá igualmente para estudar o papel da ilha da Madeira na captura e retenção de partículas orgânicas e inorgânicas; e deteção de hotspots e disponibilidade de nutrientes.

A recolha de dados da coluna de água e sedimentos ficou concluída junto a terra (entre Porto Moniz, Calheta, zona do Caniçal e ilhas Desertas).

Desde o dia 17 de agosto que o NRP Auriga se encontra a colaborar com o Observatório Oceânico da Madeira, efetuando a colheita de dados da coluna de água e de sistema de recolha de fitoplâncton e zooplâncton.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger