Portosantenses revoltados por falta de Veterinário na ilha. Há animais que já morreram devido a essa lacuna.

Os portosantenes continuam a (des)esperar devido à falta de um médico veterinário ao serviço no Porto Santo. A situação em causa já foi denunciada recentemente pelo «Tribuna» devido aos apelos de quem tem animais doentes e não podem os tratar, porque a ilha não tem ainda um veterinário para atendimento. A médica veterinária que estava ao serviço ficou doente e apesar de ter sido feito um pedido com antecedência, para que alguém a substituísse, até à data nada foi resolvido.

Em declarações ao «Tribuna» sobre esta matéria, para a notícia que foi publicada há duas semanas, o Movimento Mais Porto Porto Santo apontou responsabilidades ao Governo Regional, dizendo que “o Governo conhece há muito tempo esta situação que não é nova e é recorrente sempre que a veterinária se ausenta”. Disse ainda que “não há, da parte do Governo Regional o mínimo interesse ou disponibilidade para resolver este problema que é da sua inteira responsabilidade”, apontando que “nunca foi tomada uma decisão, nunca deram nenhuma alternativa”.

No entanto, nada ainda foi resolvido. O Porto Santo continua sem médico veterinário desde janeiro passado. Os animais estão doentes e não têm assistência médica, nem estão a ser devidamente medicados. O «Tribuna» teve conhecimento de que há animais que já morreram nestas duas semanas por falta de assistência veterinária. Um deles foi uma cadela que estava em trabalho de parto sofreu uma hemorragia, não resistiu e morreu. Ficou os cãezinhos que precisam urgentemente de cuidados médicos. Outro drama pelo qual tem de passar os donos porque os animais pequenos precisam de assistência médica. Este é um entre outros casos de animais que já morreram em tão curto espaço de tempo no Porto Santo enquanto esperam que alguém resolva este problema.

Apontam culpas à Autarquia por não ter um veterinário municipal disponível, apontam culpas ao Governo por não tomar uma medida urgente. Os portosantenses não querem promessas, afirmam que querem é soluções e não querem assistir a mais casos de animais domésticos a morrer nas suas mãos por não ter um veterinário ao serviço de urgência na Ilha. Afirmam que o Porto Santo não pode ser visto apenas nos meses de Verão.