“Os Verdes” promovem debate sobre a classificação das levadas da Madeira

O primeiro impulso está dado para que a Resolução de apresentar esta candidatura à UNESCO, tomada pela Região Autónoma da Madeira em 1994.

assembleiaA Assembleia da República reconheceu, no passado dia 6 de fevereiro, o valor patrimonial excecional e universal das levadas da Madeira, ao aprovar por unanimidade o Projeto de Resolução apresentado pelo Partido Ecologista “Os Verdes” que recomendava ao Governo o apoio à candidatura das levadas da Madeira a Património da Humanidade (Resolução da Assembleia da República n.º 18/2015, publicada em Diário da República DR 1ª série Nº 35 de 19 de Fevereiro de 2015).

O primeiro impulso está dado para que a Resolução de apresentar esta candidatura à UNESCO, tomada pela Região Autónoma da Madeira em 1994, venha a ser apoiada e finalmente concretizada.

Considerando o interesse e os benefícios desta classificação para a Região e o necessário envolvimento de todas as entidades, forças vivas e população, para o sucesso desta candidatura, “Os Verdes”/Madeira organizam no Funchal, no próximo sábado, dia 28 de Fevereiro, um debate sobre a candidatura das levadas da Madeira a Património da Humanidade, pela UNESCO.

O debate, a realizar no anfiteatro do Colégio dos Jesuítas (Rua dos Ferreiros, Funchal), terá como oradores convidados o Professor Doutor Nelson Veríssimo – historiador e um dos responsáveis da Comissão, criada em 1994, para preparar a candidatura que abordará o valor patrimonial das levadas e o trabalho desenvolvido por esta Comissão; o Dr. João Lizardo – advogado, que fará uma abordagem jurídica da gestão e do uso das águas/levadas ao longo dos tempos – e Manuela Cunha, assessora do Grupo Parlamentar de “Os Verdes” na Assembleia da República e membro da Comissão Executiva Nacional de “Os Verdes”, que intervirá sobre os benefícios da classificação pela UNESCO, os requisitos da candidatura e necessário envolvimento das entidades oficiais, das forças vivas da comunidade e da população em geral. O debate será moderado por Ana Paula Almeida, membro do Conselho Nacional de “Os Verdes”, Mestre em Arte e Património e Professora da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre (Câmara de Lobos).

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB