Empresários privilegiam redes de contacto em detrimento do apoio financeiro

O estudo, que versou sobre as respostas de 320 empresas internacionalizadas, conclui que apenas 16% dos inquiridos considera a variável ‘Apoios Governamentais’ como ‘extremamente importante’.

emprsariosOs empresários portugueses (84%) preferem que o Governo lhes facilite as redes de contacto nos países de acolhimento em detrimento do apoio financeiro, revela o estudo ‘Fatores Indutores da Internacionalização Empresarial’, apresentado recentemente pela Universidade Portucalense (UPT).

O estudo, da autoria da investigadora Carla Azevedo Lobo, que versou sobre as respostas de 320 empresas internacionalizadas, conclui que apenas 16% dos inquiridos considera a variável ‘Apoios Governamentais’ como ‘extremamente importante’.

‘Apesar dos apoios financeiros serem uma grande ajuda, este estudo evidencia que não foram um dos fatores indutores do processo de internacionalização das empresas em estudo’, revela a investigadora.

Os dados indicam que 75% das empresas consideram as ‘Competências Específicas dos Colaboradores’ como ‘extremamente importantes’ e que 50% colocam as variáveis ‘Experiência Internacional dos Colaboradores’, ‘Propensão Empreendedora e para Assumir Riscos’ e ‘Rede de Contactos no País de Acolhimento’ na mesma escala de importância.

Segundo a investigação são, também, as empresas com menor experiência internacional que atribuem uma maior importância à ‘Propensão Empreendedora e para Assumir Riscos’ e à ‘Rede de Contactos no País de Acolhimento’.

‘Num mercado cada vez mais global, em que muitas empresas nascem já internacionalizadas, há uma tendência crescente de entrada em novos mercados através de estratégias colaborativas, pelo que os apoios governamentais à internacionalização deveriam espelhar também esta realidade e facilitar redes de contactos entre os empresários portugueses e os mercados internacionais’, conclui Carla Azevedo Lobo.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]