Hospital de Cascais no Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento

O Serviço de Urgência do Hospital de Cascais vai representar Portugal no Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento, o maior evento mundial de resgate e salvamento em ambiente simulado, que decorre entre 19 a 23 de outubro em Curitiba, Brasil.

“A presença de um elemento do Serviço de Urgência do Hospital de Cascais na organização deste tipo de eventos demonstra o elevado profissionalismo, capacidade técnica e pedagógica de toda a equipa que diariamente garante cuidados à população. O nosso esforço permitiu atingir o sucesso e ver reconhecida a qualidade técnica, prestigiando o nosso país e a instituição que representamos”, afirma Luís Figueiredo, enfermeiro do Serviço de Urgência de Adultos do Hospital de Cascais e responsável pelo departamento de emergência pré-hospitalar da ANSD (Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento).

A WRO é um organismo internacional que incorpora organizações de resgate de diversos países cujo objetivo é o desenvolvimento e valorização das boas práticas nos procedimentos de emergência e técnicas de atuação em acidentes rodoviários.

Luís Figueiredo foi também convidado pelo Diretor de Operações da World Rescue Organisation (WRO), Kevin Lenon, para o lugar de co-assessor responsável de “Trauma” no Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento.

O evento vai juntar 38 equipas de diferentes nacionalidades que vão competir nas categorias “Desencarceramento” e “Trauma”, demonstrando as suas capacidades e competências na abordagem das vítimas. Portugal vai estar representado nas duas categorias com o número mais expressivo de participantes e avaliadores até à data.


PUB