Campanha “Um Mês, Um Concelho, Uma Operação Stop”

A Secretaria Regional da Saúde informa que terá lugar, nos próximos dias 12 e 13 de Novembro de 2016, a última ação da 1ª edição da campanha “Um Mês, Um Concelho, Uma Operação Stop”.

Esta campanha promovida pelo Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM (IASAUDE), em parceria com o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública, a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas e a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny (ESESJC, desenvolve, desde janeiro de 2015, o projeto #VIBES4U NoDrugs.

Trata-se de um conjunto de intervenções baseadas na metodologia peer-to-peer, no âmbito da prevenção e da minimização de riscos e redução de danos associados ao consumo de substâncias psicoativas em contextos recreativos noturnos (SPA), cujos principais objetivos são: informar acerca dos riscos da experimentação, uso/abuso e policonsumo de SPA lícitas e ilícitas e riscos associados; sensibilizar a população para as consequências inerentes à condução sob o efeito de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas e disseminar mensagens alusivas à promoção da saúde junto da população.

Esta ação desenvolve-se em dois momentos distintos, nomeadamente uma ação de sensibilização junto dos frequentadores dos principais espaços de diversão noturna, sobre os malefícios dos comportamentos aditivos e de risco, agendada entre as 22h de sábado e as 01h de domingo. Num segundo momento, é realizada uma ação de fiscalização rodoviária (Operação STOP), no domingo, dia 13 de novembro de 2016, na qual são premiados os condutores que apresentarem uma TAS de 0,00G/L.


PUB