Bill Gates junta mil milhões para «energia limpa»

Bill Gates, o fundador da Microsoft, juntou-se a algumas das pessoas mais ricas do mundo e lançou um novo fundo de investimento para promover avanços na produção de energia limpa. Apelidado de Breakthrough Energy Ventures, este fundo de mil milhões de dólares (cerca de 946,6 milhões de euros), pretende colocar dinheiro em tecnologias de energia que, a longo prazo, poderão reduzir drasticamente as emissões de gases com efeito de estufa.

O grupo de investidores inclui nomes como Jeff Bezos (fundador e CEO da Amazon), Richard Branson (fundador da Virgin), Jack Ma (presidente da Alibaba), John Arnold (bilionário ligado ao comércio de gás natural) e o príncipe Alwaleed Bin Talal (fundador da Kingdom Holding).

“Sinto-me honrado de trabalhar com estes investidores para construir os poderosos alicerces do investimento público na investigação de base”, referiu Gates em comunicado. “O nosso objectivo é construir empresas que ajudarão a fornecer a próxima geração de energia confiável e livre de emissões ao mundo.”

Bill Gates considera que instalações solares, energia nuclear e carros eléctricos pouco farão para resolver o problema do aquecimento global, num prazo relativamente curto. Na sua opinião, a única maneira de deter o aquecimento global é encontrar uma fonte de energia que não produza gases de efeito estufa.


PUB