Museu Etnográfico mostra Presépio de Escadinha

Foi inaugurado no Museu Etnográfico da Madeira o Presépio de Escadinha, uma peça tradicional do Natal da Região que poderá ser visto até ao dia 15 de Janeiro integrado na sala de Exposição permanente – Unidade doméstica: quarto de dormir, daquela instituição localizada na Ribeira Brava.

Recorde-se que, na Madeira designa-se o presépio de lapinha, porque vulgarmente designa a lapa de Belém onde é figurado o nascimento do Menino Jesus. A armação do presépio ou lapinha, na época natalícia, constitui um ritual carregado de simbolismo. Revelando emoções, que se renovam anualmente, retrata a alma de um povo crente, que teima em preservar as suas tradições.

A configuração dos presépios madeirenses sofreu alterações ao longo dos tempos. Antigamente, o Menino Jesus era entronizado em escadinhas ou pirâmides aos degraus, ou mesmo colocado sobre uma mesa, costume ainda presente em algumas unidades domésticas, especialmente nas zonas rurais.

Mais tarde generalizou-se o uso da chamada rochinha, na qual se utilizam os recursos naturais disponíveis, nomeadamente, rocha, socas de cana ou vimieiro, cortiça, ou papel pintado. Nas casas mais abastadas existiam os presépios de caixa, miniaturas integradas em caixas, com parte frontal em vidro, ou abrindo em porta.

Hoje, vários artesãos dedicam-se à confeção de estruturas e figuras de presépios, utilizando diferentes matérias-primas: o barro, a cera, a madeira, o papel, a palha de milho, de trigo ou de bananeira.

Também desde ontem, pode ser vista no Museu Etnográfico da Madeira, a exposição “Reciclar n’A Festa”, um projeto dos Serviços Educativos daquele museu que pode ser definido como uma mostra de Árvores de Natal, realizada através da reutilização e ou reciclagem de diversos materiais. Na edição desde ano do projeto participaram 18 instituições. O resultado pode agora ser visto, até ao dia 14 de janeiro, nos diferentes espaços do museu.


PUB