ISAL organiza a 3ª edição da Semana da História da Arte

O Instituto Superior de Administração e Línguas organiza, entre os dias 20 a 24 de Janeiro, a sua terceira edição da “Semana da História da Arte”. Esta será uma iniciativa que percorrerá vários museus e galerias de arte da cidade do Funchal. Após o sucesso das edições anteriores, em 2018 e 2019, que resultaram num conjunto de duas dezenas de visitas orientadas a seis museus e espaços culturais da cidade do Funchal, o ISAL revela uma envolvência de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior nas iniciativas. A iniciativa tem a coordenação de Diogo Goes, docente de História da Arte no ISAL e insere-se nas atividades do Centro de Investigação Científica daquela instituição, com coordenação do Doutor Sérgio Teixeira.

A edição deste ano contempla a visita a dois museus, o Museu Henrique e Francisco Franco e o Museu de Arte Sacra do Funchal e a duas galerias de arte contemporânea, a Galeria Marca de Água – com quem o ISAL mantém protocolo de cooperação – e a Porta 33, que já recebeu visitas dos alunos do ISAL, nos anos transatos. No dia 20 de janeiro, visitam o Museu de Arte Sacra do Funchal, merecendo especial relevo para estudo, as obras de arte flamenga, expostas. Já no dia 21, pelas 15 horas, os alunos visitam o Museu Henrique e Francisco Franco, onde poderão fruir duas exposições, “Paris: Horizonte Fatal”, sobre a obra dos irmãos Franco e a exposição “Azul Celeste” da autoria de Luísa Spínola. Aqui, Esmeralda Lourenço, responsável pelo museu e a artista Luísa Spínola irão orientar a visita às exposições. No dia 24 de Janeiro, sexta-feira, pelas 14 horas, é a vez da Galeria Marca de Água, onde os alunos poderão visitar a exposição de fotografia “Momentos” do fotojornalista Fernando Ricardo, sendo orientados pelo curador Diogo Goes. Nessa mesma tarde, pelas 15 horas, visitam a exposição “Ilhéstico” patente na Porta 33, com curadoria de Miguel von Hafe Pérez – uma exposição coletiva que estabelece um percurso sobre a produção regional jovem de arte contemporânea. De destacar que o ISAL tem vindo a organizar, desde há vários anos um conjunto de iniciativas na área da Cultura, seminários, tertúlias, visitas orientadas e exposições, estabelecendo íntimas relações com o universo do Turismo, nomeadamente os “Cultural tours”.

As iniciativas integraram a programação oficial das Jornadas Europeias do Património Cultural, do Dia Internacional dos Museus e do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja.

O principal objetivo desta iniciativa é a aproximação dos estudantes e da comunidade académica à realidade da arte, nos seus diferentes domínios, possibilitando o acesso a obras de referência histórica e artística. Esta iniciativa consistirá, além das visitas orientadas, na realização de artigos científicos sobre os percursos e a realização de uma proposta de roteiro cultural, demonstrando deste modo as competências e conhecimentos adquiridos na unidade curricular de História de Arte em Portugal. Este conjunto de atividades, visa não só potenciar novas sinergias entre as instituições parceiras, como também aplicar o discurso específico da História da Arte à prática do universo turístico, implementando durante uma semana um Roteiro de Turismo Cultural, versando diferentes especificidades e domínios, da arte, do património e da museologia.


PUB