Vinho Madeira em destaque na América e no Japão

Teve início esta semana um novo ciclo de acções de promoção e divulgação do Vinho da Madeira, que contemplará os mercados dos Estados Unidos da América e do Japão.

Teve início esta semana um novo ciclo de acções de promoção e divulgação do Vinho da Madeira, integrado no Projecto, recentemente aprovado, do Programa de Acções de Informação e Promoção do Vinho da Madeira em Países Terceiros, da responsabilidade do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), e que contemplará os mercados dos Estados Unidos da América e do Japão.

Assim, ao longo desta semana realizar-se-ão diversas acções nas cidades de São Francisco e Nova York que darão o mote para este Projecto, que terá uma duração de 3 anos. As acções programadas para os Estados Unidos incluem a realização de workshops em prestigiadas escolas de hotelaria/culinária das duas referidas cidades, a realização de provas abertas, e masterclass e almoços vínicos de Vinho Madeira, prevendo-se o envolvimento de cerca de 400 participantes no conjunto destas acções.

Uma comitiva regional está presente em todos os eventos, constituída por Paula Cabaço, presidente do conselho directivo do IVBAM, e pelos representantes das cinco empresas que participam nestas acções, a saber: «Pereira de Oliveira, Lda», «Madeira Wine Company, SA», «Henriques & Henriques, Vinhos, SA», «Justino’s Madeira Wines, SA» e «Vinhos Barbeito, Lda». Faz igualmente parte desta comitiva o conhecido Enólogo madeirense Francisco Albuquerque, que irá conduzir os masterclass e workshops integrados no programa.

De referir ainda que no mercado americano o IVBAM, no âmbito do seu Programa de Acções de Informação e Promoção do Vinho da Madeira em Países Terceiros, tem prevista até ao final do ano a realização de outras acções promocionais que incluem a promoção do Vinho Madeira em Restaurantes, Vinotecas e Clubes de Vinhos das cidades de Nova York e São Francisco e, ainda, o convite de jornalistas para visitar a Região Demarcada da Madeira.

O mercado dos Estados Unidos da América representa um dos principais e históricos destinos de comercialização do Vinho da Madeira, que importa, pelo seu potencial de crescimento, desenvolver e trabalhar em concertação de esforços entre os agentes económicos do sector e o IVBAM. No ano 2010, o volume de Vinho da Madeira exportado para este mercado situou-se ligeiramente acima dos 145.000 litros, o que se traduziu num volume de negócios aproximado de 1.130.000,00 €. J.T.

 

Pin It on Pinterest