Acréscimo de meia hora 'é nocivo' para o mercado de trabalho

O presidente do SITAM está contra a proposta do acréscimo diário de meia hora sobre o horário laboral no sector privado.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio e Serviços da Madeira (SITAM) considera que a proposta do acréscimo diário de meia hora sobre o horário laboral no sector privado “é extremamente perigosa e nociva para o mercado de trabalho”.

No entender de Ivo Silva, a referida medida só vai servir para fomentar o desemprego. “Esta medida só vai resolver os problemas das empresas, as quais vão ter mais meia hora de trabalho por dia a título gratuito. Assim, se uma empresa tiver três ou quatro trabalhadores vai optar por despedir um para reduzir custos”, alertou.

O responsável pelo SITAM acusou, ainda, o Governo da República de não estar interessado em promover o emprego. “O empenhamento do governo deve ser de garantir o emprego e de promover condições às empresas, quer do comércio tradicional quer do comércio integrado, no sentido de terem consumidores lá dentro, mas para isso é necessário que se promova e se consiga aumentar o salário dos trabalhadores”, defendeu.

Ivo Silva falava hoje à tarde, após ter entregue, no departamento de Fiscalização da Câmara Municipal do Funchal (CMF), a proposta de horário de Natal para vigorar no mês de Dezembro.

Assim, o sindicato propõe que, a partir do dia 15 de Dezembro, o comércio tradicional encerre, de segunda a sexta, às 20h00. Nos sábados e domingo (18 de Dezembro) a proposta vai no sentido do horário ser das 09h00 às 14h00. Nos dias 25, 26 e 27 de Dezembro o SITAM propõe o encerramento dos estabelecimentos comerciais.

Ivo Silva entende, também, que a proposta dos horários de Natal deverá ser discutida numa reunião que junte à mesma mesa a vereadora responsável pelo pelouro da Fiscalização na CMF, o SITAM, a ACIF-CCIM e a ACS. “A ideia é todos em conjunto definirem um horário consensual que satisfaça todas as partes”, apontou.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest