Atlantic Adventure na Madeira

 

A regata Atlantic Adventure 2011 chega hoje de manhã ao Funchal.


Chega hoje ao Funchal a Atlantic Adventure 2011, que anualmente visita a Madeira, onde conta com o apoio logístico do Clube Naval do Funchal. Trata-se de uma regata disputada em três etapas por duas embarcações — Isis e Juno —, entre Portugal e Barbados.

Nesta primeira etapa, os participantes partiram do Porto, perfazendo 850 milhas náuticas até ao Funchal. Daqui partirão na próxima quarta-feira rumo a São Vicente (Cabo Verde), em cerca de 1.000 milhas, de onde sairão mais tarde para mais 2.000 milhas até Carlisle Bay (Barbados).

Na Madeira encontra-se já Kylea Trinder, uma das responsáveis organizativas da regata, que explicou o projecto levado a cabo pela Ondeck, uma empresa de ensino de vela sedeada no Reino Unido.

«Tentamos tornar a vela acessível a pessoas que queiram mesmo velejar, ou seja, não nos limitamos proporcionar regatas, as pessoas têm de manobrar o barco. Temos três velejadores profissionais em cada uma das embarcações, mas a restante tripulação de 12 elementos é composta pelos clientes, que têm de lavar, cozinhar, limpar e todo o trabalho que implica manobrar um barco. É uma boa maneira de ganhar experiência e de ir a sítios onde normalmente não iriam de férias», destacou Kylea Trinder.

A viagem de quase 4.000 milhas náuticas prolonga-se durante quase dois meses, pelo que a vinda a terra é sempre bem-vinda. «A intenção é dar oportunidade aos clientes de saírem do barco, divertirem-se e relaxarem. Organizamos um passeio para que possam conhecer a Madeira, não estamos interessados que eles apenas naveguem, mas também conheçam os locais que visitam, a sua história, a sua cultura», explicou Kylea Trinder.

A Atlantic Adventure envolve um total de 30 pessoas de seis nacionalidades (russos, alemães, finlandeses, ingleses, escoceses e italianos), contando o mais novo 17 anos e o mais velho 71 anos. «São pessoas reformadas, que decidiram tirar uma pausa nas suas vidas ou por qualquer uma razão decidiram fazer esta viagem», concluiu Kylea Trinder.

Refira-se que na chegada à Marina do Funchal, prevista para a manhã de hoje, estará a Presidente do Clube Naval do Funchal, Mafalda Freitas.

 

Pin It on Pinterest