Perder o Centro Internacional de Negócios seria “machadada final”

O Representante da República esteve hoje no Centro Internacional de Negócios da Madeira.

O Centro Internacional de Negócios da Madeira é fundamental para a captação de mais receitas. O Representante da República espera, por isto, que no Orçamento do Estado para 2012 sejam contempladas as alterações para a sua manutenção, bem como que prossigam as negociações com Bruxelas.

Irineu Barreto não quer que, por força do fim dos benefícios fiscais, a Madeira perca atractividade económica. Mesmo porque algumas empresas internacionais já manifestaram vontade de sair, como por exemplo para Malta ou as Ilhas do Canal. “O Centro Internacional de Negócios, depois do turismo, é a principal fonte de receita para a Região”.

E depois de uma semana com reuniões com os partidos políticos, em que alguns acusaram o CINM de contribuir para a fuga de impostos, Irineu Barreto esclareceu que não há fugas aos impostos. “Aqui não há fugas de impostos. Pelo contrário, são cobrados impostos. As empresas sedeadas vêm nos dar dinheiro”.

O Centro Internacional de Negócios constitui também, no seu entender, uma solução para o desemprego. “Admito que possa haver uma crise no mercado de trabalho regional e o Centro poderia servir, a esse nível, para minimizar a situação do desemprego na Região”.

De igual modo, apesar de não revelar o teor das conversas com o Presidente da República, o Representante na Madeira confessou que o CINM tem sido uma das suas principais preocupações.

“É algo que precisa de ser acarinhado e incrementado”, disse mesmo. Não é à toa que este instrumento contribui com cerca de 20% do Produto Interno Bruto regional.

Acrescente-se que as reuniões, agora realizadas com organismos públicos e privados, servem para analisar a realidade económica, social e cultural. Algo que não foi possível anteriormente, graças aos períodos eleitorais. “Decidi que deveria observar alguma restrição, tentando não influenciar de nenhuma maneira o processo eleitoral”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest