Crianças alertadas para os conteúdos publicitários

O programa Media Smart está a ser implementado em 39 escolas da Madeira. O objetivo é promover a literacia mediática.

O Media Smart, um programa de literacia mediática para crianças dos 7 aos 11 anos, que explica como interpretar a publicidade, está a ser implementado em 39 estabelecimentos de ensino da Região Autónoma da Madeira.

Hoje, na Direção Regional de Educação, foram apresentados os pressupostos da parceria com a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN).

Rafael Santos, diretor de Serviços de Tecnologias Educativas, realçou o trabalho desenvolvido pelas escolas. “Fomos constituídos como um centro de excelência para este projeto, o que nos satisfaz bastante. Tudo o que é o poder da imagem, do som e da mensagem tem de ser desconstruído, para que possamos ter melhores cidadãos no futuro”.

O objetivo agora é integrar ainda mais escolas, facultando também formação aos professores e demais intervenientes educativos. Mais tarde, apresentados os materiais, “compete às escolas encontrar as formas de explorar estas temáticas”.

Por outro lado, além do Media Smart, a Secretaria Regional de Educação e Cultura tem vindo a desenvolver o programa Educamedia, que visa não apenas favorecer a difusão dos media, como também fazer uma abordagem diferente aos mesmos.

Manuela Botelho, secretária-geral da APAN, mostrou-se satisfeita com a implementação deste programa na Madeira. “Este é um passo relevante para o Media Smart, e é mais uma ferramenta que nos permite atuar de forma alinhada nos vários pontos do país, contribuindo de forma eficaz para o maior conhecimento, notoriedade e adesão ao programa”.

Refira-se que, desde o lançamento em 2008, este programa de literacia mediática, apoiado pelo Ministério da Educação, já chegou a 42% das escolas básicas nacionais. E o impacto positivo, junto da comunidade educativa, entre alunos, pais e professores, é notório. “As crianças estão realmente mais críticas em relação à publicidade”.

Outra das iniciativas, a lançar ainda este mês, é o concurso Media Smart. Este consiste na criação e desenvolvimento de uma campanha publicitária televisiva que promova a separação de resíduos e incentive a prática do voluntariado, havendo uma especificidade temática por ciclo escolar.

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