ACIF reduz orçamento em 40%

Só no último ano, a ACIF perdeu 80 associados, muitos deles em processos de insolvência.

A ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal, reunida em Assembleia Geral Ordinária, aprovou hoje o Orçamento para 2012. Os 2,8 milhões de euros implicam uma redução de 40% em relação ao ano transacto.

“É um orçamento restrito em que a ACIF também acompanha os tempos que se avizinham, sendo certo que pretendemos fazer um desconto de 2% a todos os associados que paguem as suas quotas no início de Janeiro”, observou Cristina Pedra, vice-presidente da associação.

Ainda assim, apesar das medidas de contenção, está garantida a continuidade de todos os projectos. A Associação Comercial e Industrial do Funchal vai apostar, para tal, nas candidaturas aos projectos comunitários, seja directamente em Bruxelas, seja junto do Instituto de Desenvolvimento Empresarial.

Cristina Pedra aconselhou igualmente os empresários madeirenses a serem sócios das associações existentes, sobretudo num cenário económico tão recessivo. Mesmo porque, conforme se observa numa análise ao tecido empresarial madeirense, a grande maioria desconhece os apoios disponíveis.

De referir que a ACIF perdeu no último ano 80 associados, muitos deles em processos de insolvência. E apesar de ter ganho outros 70 associados, o saldo final é negativo. E em 2012, perante o aumento generalizado da carga tributária (IVA, IRC e IRC), a situação pode se complicar.

“Vamos sensibilizar as entidades públicas para as consequências que estas medidas vão ter no mercado, junto dos empresários, e tentar apresentar propostas alternativas” para atenuar os seus reflexos.

Cristina Pedra fez questão de sublinhar, nas declarações aos jornalistas, as vantagens do associativismo. “A ACIF tem dezenas de protocolos, com diversas empresas e bancos, que permitem uma redução dos custos correntes. Só num mês a redução feita permite pagar as quotas anuais”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB