PND preocupado com extinção do “sargaço amarelo”

Gil Canha, vereador do PND, alerta para o desaparecimento da espécie marinha “sargaço amarelo”.

O vereador do PND, Gil Canha, mostrou-se preocupado com o desaparecimento da espécie marinha denominada de “sargaço amarelo”. À saída da reunião de câmara que se realizou hoje na Estação de Biologia Marinha, à pedido do PND, o vereador da Nova Democracia disse não conseguir compreender como é que desaparece uma espécie dos nossos mares e não se procede a nenhum estudo.

“O sargaço amarelo era uma alga amarela que dava um tom turquesa uma cor muito viva ao nosso mar e esse ser marinho desapareceu da Madeira e curiosamente ninguém faz estudos, é de facto um escândalo”, observou o autarca.

Gil Canha referiu que a espécie pode ter desaparecido devido à excessiva sedimentação dos mares ou a uma alteração da temperatura do oceano, no entanto, chamou a atenção para o facto de não haver nenhuma explicação científica para a extinção do “sargaço amarelo”.

O vereador explicou que levantou a questão na reunião de câmara, no entanto, foi-lhe transmitido que não há verbas para realizar um estudo dessa natureza. Contudo, Gil Canha, considerou que não existe interesse político para que o estudo siga em frente.

“Não há interesse político porque o governo tem medo que a razão do desaparecimento seja a excessiva sedimentação, as lamas das ribeiras e as terras atiradas ao mar, e o governo tem receio de ser o principal causador do desaparecimento de uma espécie marinha do arquipélago da Madeira”, alertou.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB