Trabalhadores da Zona Franca revoltados

Cerca de 130 trabalhadores da Zona Franca da Madeira manifestaram-se hoje contra o “encerramento” da praça financeira da Madeira.

 

No âmbito de uma acção de defesa da Zona Franca da Madeira (ZFM) cerca de 130 trabalhadores juntaram-se ao ínício de noite, junto à Sé do Funchal, para mostrar à opinião pública e aos governantes que existem trabalhadores na ZFM e que os seus postos de trabalho estão em causa se acabarem as negocições entre o governo central e a União Europeia.

O porta voz da iniciativa declarou ao CidadeNet que a ideia de participarem na “Corrida de São Silvestre” foi de chamar a atenção das pessoas, num evento que tem alguma mediatização, pois no seu entender, a opinião pública acha que a ZFM só tem empresas caixas de correio.

“Muitas vezes as empresas da Zona Franca são associadas a empresas caixa postal e aqui com estas 130 pessoas temos uma boa representação de que a Zona Franca tem trabalhadores e que as suas famílias dependem do rendimento dos seus postos de trabalhou”, afirmou, acrescentando os empregos dos profissionais do Centro Internacional de Negócios (CINM) dependem da continuidade das empresas na Zona Franca.

O sentimento geral dos trabalhadores do CINM é de desilusão pois dizem que agora que as empresas que estão na Zona Franca iam começar a pagar impostos a 4% em IRC, num momento que é determinante que se criem medidas que garantam a continuidade das empresas no CINM os governantes decidem aumentar impostos. Muitos trabalhadores também se sentem revoltados porque vêem os seus postos de trabalho colocados “em cheque” e não sentem que vá ser tomada qualquer atitude governamental nem da opinião pública para salvar a ZFM e os mais de 3000 postos de trabalho que lá existem.

O CidadeNet consegui apurar que só no decorrer desta semana estão a ser dissolvidas cerca de 200 empresas na ZFM e muita outras vão cessar a actividade até ao fim do ano.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest