Dislexia nas crianças não implica menos inteligência

É uma dificuldade específica na aquisição da leitura, mas não é sinónimo de baixa inteligência.

“A criança pode ser disléxica e ter um défice na consciência fonológica, e a inteligência ser independente disso”, sublinha Ana Serrão Neto, coordenadora da Pediatria do hospitalcuf descobertas.

Os disléxicos demoram mais tempo a discriminar os sons da linguagem oral, em comparação com os não disléxicos. Assim, os sons parecidos podem soar-lhes como iguais e as pausas podem não ser percebidas, o que faz com que as crianças tenham dificuldades em associar o som à letra e terem dificuldades no início da aprendizagem da leitura.

O insucesso e o absentismo escolares são uma das consequências da dislexia quando não diagnosticada e reeducada. Por isso, os professores e educadores devem estar atentos aos sinais de risco e saber comunicá-los aos pais, de modo a que estes possam procurar ajuda de profissionais que diagnostiquem e intervenham corretamente.

“Quando se fala em diagnóstico estamos a falar de um processo contínuo. Há crianças com dislexia grave que requerem medidas educativas especiais. Há outras que com apoio individualizado na sala de aula, dado pelo próprio professor, ultrapassam as dificuldades”, refere a médica.

Atualmente, sabe-se que o fator de maior risco de uma criança desenvolver dislexia é a hereditariedade. Um menino tem um risco de 40 a 50 por cento de vir a ser disléxico se um dos pais for disléxico. Se for uma menina, a probabilidade desce.

A dislexia é uma perturbação específica de aprendizagem com origem neurobiológica, caracterizada por dificuldades na correção e/ou fluência leitora, na soletração, decifração e ortografia. Resulta de um défice fonológico, podendo surgir dificuldades de compreensão leitora, impedindo o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais. Investigações internacionais apontam para uma prevalência entre 5 a 10% das crianças em idade escolar.

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