Consumidores mais exigentes

O comportamento dos consumidores tem evoluído ao longo dos tempos, razão pela qual os empresários não podem ficar de braços cruzados.

“Independentemente da condição do mercado, da situação política ou da crise o consumidor não deixa de ser mais exigente. Se as coisas estão baixas em termos de volume de negócios o comerciante deve se preparar e se capacitar mais”, afirmou Edson Zogbi.

O formador refere, ainda, que os comerciantes não devem ficar alarmados com o agravamento dos impostos a partir de Abril.

“O que vai acontecer em Abril é algo que já aconteceu historicamente aqui na Madeira e em outros lugares. É algo que, mais tarde ou mais cedo, as pessoas se adaptam e que o mercado se acomoda muito rapidamente”, argumentou Edson Zogbi.

O especialista em Planeamento, Marketing e Comunicação defende, assim, que é preciso que haja dinâmica e uma mudança de atitude junto dos empresários para que a adaptação seja feita pela positiva.

“O empresário, o comerciante tem de ser competitivo. O mercado agora está depurativo com a condição financeira do consumidor. Mas ele nunca vai deixar de ser depurativo, ou seja quando as pessoas voltarem a ter poder de compra e o mercado reagir o consumidor vai continuar a ser cada vez mais exigente. Por isso, o mercado só tem espaço para aqueles que investem nas suas competências e na qualidade dos seus serviços junto do consumidor”, transmitiu Edson Zogbi.

Aquele responsável falava há pouco, em Câmara de Lobos, à margem de uma Aula Aberta da ECOM- Escola do Comércio da Madeira, sob a temática “Tendências para o Comércio”.

Na ocasião, foram apresentados os 50 cursos da ECOM, que serão lecionados por 18 formadores. Segundo avançou Edson Zogbi, os primeiros cursos deverão ter início no presente mês, nomeadamente um na área do Marketing e outro na área de Gestão.

Registe-se que a ECOM funciona nas instalações da Escola da APEL.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB