CDS reclama mais investimento na agricultura

Teófilo Cunha defende que a verba disponibilizada para o sector não deve ser utilizada para pagar empresas públicas.

O CDS/PP considera que a Região “precisa urgentemente” de inovar e de produzir “mais e melhor” no sector da agricultura, visando reduzir a importação de produtos agrícolas e, por sua vez, aumentar o rendimento disponível dos agricultores e das famílias madeirenses.

É em situações de dificuldades económicas e sociais que o Estado tem como obrigação intervir mais, devendo fazê-lo aproveitando os fundos comunitários destinados à agricultura. Temos o programa europeu PRODERAM, que se iniciou em 2007 e acaba em 2013, no valor total de 210 milhões de euros, sendo que a Região até esta data apenas utilizou cerca de 30% das verbas disponíveis”, apontou Teófilo Cunha, esta manhã numa conferência de imprensa que serviu para fazer uma análise à proposta do Orçamento Regional para 2012 no que concerne ao sector primário.

O deputado do CDS considera que esta realidade não combina com o discurso do secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, “que todas as semanas fala em milhões e milhões de euros para a agricultura”.

Em 2011 a verba no Orçamento Regional para investimentos era na ordem dos 19 milhões de euros, mas depois viemos a verificar que o que foi gasto ficou na ordem dos 8 milhões de euros (- 50%). Para o orçamento de 2012 a verba orçamentada é na ordem dos 12 milhões de euros”, apontou Teófilo Cunha.

Desta forma, o deputado centrista considera que o Orçamento Regional é “omisso a uma situação nuclear” para o CDS. “A Quem vai pagar? Como vai pagar? E quando vai pagar? É fundamental nessas áreas que o pouco dinheiro existente vá realmente para os agricultores e não para pagar empresas públicas que muitas vezes não são tão eficazes quanto deveriam”, afirmou.

Teófilo Cunha considera também que é urgente a adoção de uma estratégia clara para o sector, “algo que o Orçamento para 2012 não faz”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest