Conferência Anual do Turismo subordinada à cultura

Conferência Anual do Turismo realiza-se a 4 de Maio e vai inovar na organização e na imagem .

A Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas (DRM) vai organizar, a 4 de Maio, a VI Conferência Anual do Turismo (VI CAT). Depois de se debater a sustentabilidade turística, o ambiente, o transporte aéreo, a promoção e o marketing turístico, para esta edição reservou-se a “Cultura”.

Mas até se chegar à conclusão que o tema da conferência seria apenas “Cultura” passou-se por vários estados de reflexão, possíveis através dos importantes contributos que foram obtidos, também, nas 31 entrevistas que foram realizadas pela DRM com as mais diversas personalidades e intervenientes no mundo da cultura, na Região e em Portugal Continental.

Outro dos grandes desafios encontrados pela organização foi o da definição da imagem da conferência. “Sempre existiu um enorme cuidado com este aspeto da comunicação e da caracterização visual do tema em debate mas, desta feita, a responsabilidade foi sentida de forma mais expressiva. O desafio foi lançado a dezenas de pessoas e obteve-se muitas mais sugestões”.

O desejo de encontrar uma imagem que traduzisse muito daquilo que é a Madeira, muito daquilo que é o seu povo, que contemplasse história, economia e afirmasse a importância da abertura ao exterior, como condição que tem sido para esta ilha, permitiu a escolha que a Organização entende ser honesta, pura e algo próximo do divino.

A imagem da Conferência, subordinada ao tema “Cultura” é de um muro de pedra que suporta um poio agrícola, onde se encontra entrelaçado um arame utilizado para esticar a latada que suporta a vinha que nele é produzida.

Trata-se, na opinião da Organização, de um registo que contempla o elemento pedra, o basalto que resulta da criação natural desta ilha, atesta a intervenção do homem, adaptando-se à orografia da Madeira e criando condições para dela retirar o seu sustento.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

Pin It on Pinterest