Túneis ‘amigos do ambiente’

Os túneis da Cota 40 estão equipados com tecnologia de LED’s, a qual permite uma poupança energética na ordem dos 35%.

Miguel Albuquerque visitou hoje, ao início da noite, as obras já concluídas de melhoramento dos túneis da Cota 40.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) referiu aos jornalistas que as referidas obras, que compreendem o Túnel da Cruz Vermelha, o Túnel das Hortas e o Túnel do Campo da Barca, foram divididas em duas áreas de intervenção.

A primeira delas refere-se aos trabalhos no tratamento das fissuras existentes nos hasteais e abobadilhas dos túneis, onde existia “escorrência de água de forma continua e em quantidade considerável”, bem como ao revestimento dos hasteais das paredes com placas pozolânicas.

As referidas obras, orçadas em cerca de 2,8 milhões de euros, consistiram também em instalar nos túneis intervencionados novos equipamentos e infra-estruturas, por forma a os tornar mais seguros e ambientalmente mais eficientes.

Em matéria de eficiência energética, Miguel Albuquerque deu como exemplo o Túnel da Cruz Vermelha e o Túnel das Hortas, onde se procedeu à substituição dos projetores de vapor de sódio de alta pressão pela tecnologia de LED’s.

Com esta substituição, e a nível global, considerando para ambas as soluções os custos iniciais de investimento e de manutenção, bem como o consumo energético geral para um período de vida útil de 25 anos, a CMF estima efetuar uma poupança na ordem dos 35%”, destacou o autarca.

Miguel Albuquerque acrescentou mesmo que esta é a primeira vez que se utiliza a tecnologia de LED’s na iluminação pública rodoviária na Madeira, sendo igualmente uma das primeiras vezes ao nível do país aplicada em túneis. “A solução preconizada para a Cota 40 prevê a instalação de sensores de luminosidade externa por forma a que a intensidade da luz emitida pelos LED’s seja adaptada consoante a hora do dia”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB