Farmácia do Caniço inaugura Robot

Farmácia regressa amanhã às instalações de sempre com um sistema de armazenamento robotizado.

A Farmácia do Caniço vai regressar às suas instalações, no dia 1 de Abril, após obras de beneficiação do espaço que visaram a sua modernização e a instalação de um sistema de armazenamento robotizado que permitirá fornecer um serviço de qualidade acrescida aos utentes.

O sistema de armazenamento robotizado tem capacidade para cerca de 37 mil embalagens de medicamentos, adianta Bruno Miranda, consultor do departamento de robótica da Glintt, a empresa responsável pela instalação.

“Em termos de capacidade de arrumação, é a maior máquina deste género instalada em Portugal”, assegura aquele responsável, acrescentando que “o tempo médio de dispensa anda à volta dos oito segundos por embalagem”.

Armando Quintal, ajudante técnico à altura da abertura da Farmácia do Caniço, em 1959, ligou simbolicamente o sistema de armazenamento robotizado na sexta-feira, 30 de Março, para permitir o carregamento do mesmo.

“Sinto-me muito honrado por me terem convidado para ligar o robot, 53 anos após a minha entrada nesta Farmácia. É um investimento fora-de-série e um valor acrescentado para a população, uma vez que o atendimento será mais rápido”.

O forte investimento realizado na aquisição do sistema de armazenamento robotizado e na beneficiação das instalações, terá um retorno visível, desde o primeiro momento, em termos de ganhos de eficiência, que se irão repercutir ao nível do serviço prestado, com o aumento da capacidade de resposta às necessidades da população.

João Cerqueira, director técnico da Farmácia do Caniço, sublinhou que o sistema de armazenamento robotizado irá também “permitir que mais unidades de cada medicamento estejam ao dispor dos utentes, diminuindo as probabilidades de falhas de stock, quando os medicamentos não estejam imediatamente disponíveis nos armazenistas”.

Este investimento foi realizado ao abrigo de um programa de apoio ao investimento do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Região Autónoma da Madeira (IDE-RAM).

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest