Feira de Velharias

Os madeirenses são os principais clientes deste evento promovido pela autarquia do Funchal.

Como é habitual na primeira quinta-feira de cada mês, o Mercado dos Lavradores recebe hoje, até às 18h00, mais uma Feira das Velharias.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal do Funchal, conta com a presença de cerca de uma dezena de participantes, os quais têm para venda as mais variadas antiguidades, nomeadamente: crucifixos e Meninos Jesus; fogões e balanças antigas; moedas; ferraduras; puxadores de móveis ou de portas; relógios; binóculos; rádios; gravuras alusivas à Madeira, entre outros artigos.

“Apesar da crise tenho vendido algumas peças. Os madeirenses têm sido os principais clientes. Parece que os turistas estão quase piores que nós, pois reclamam que as peças estão caras e que têm o problema do transporte para os seus países”, apontou Joel de Freitas.

O feirante referiu, ainda, que os artigos mais procurados têm sido os Meninos Jesus, copos e jarras, sendo que o valor das peças oscila entre os 2 e os 350 euros.

Numa barraca mais ao lado, Emanuel Gouveia refere que a feira está a correr bem, apontando que as pessoas têm procurado mais as seguintes peças: púcaras, enxadinhas, foices, jarros, candeeiros e máquinas de costura.

Emanuel Gouveia frisou, ainda, que participa assiduamente em todas as edições da Feira de Velharias. “Já sou colecionador há muito tempo. O meu falecido pai já gostava disso. Agora estou a ver se me livro de algumas peças para ver se ganho algum dinheiro extra, pois os tempos estão difíceis”, transmitiu.

Por sua vez, Jaime Freitas queixava-se que o dia “estava um bocado fraco”, talvez devido ao facto de ser Quinta-feira Santa. “Há peças que coloquei a metade do preço e mesmo assim as pessoas não querem comprar. Apesar de tudo, são os madeirenses que mais têm comprado, os turistas olham só mas não compram”, lamentou.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest