Parceiros do ECOMAC reúnem-se no Funchal

Decorreu esta semana, na sede da ACIF-CCIM, a reunião transnacional de coordenação do projeto ECOMAC.

O ECOMAC (projeto para a melhoria da gestão ambiental na pequena e média empresa do metal e novas tecnologias da região  da Macaronésia) é um projeto financiado pelo programa PCT-MAC, que nasce para melhorar a gestão e o uso eficiente de  recursos das pequenas e médias empresas da região da Macaronésia, no qual participa a Federación Provincial de la Pequeña  y Mediana Empresa del Metal y Nuevas Tecnologías de Las Palmas (FEMEPA) como parceiro canário e chefe de fila. Além  disso, conta com a Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF-CCIM) e com a Câmara de Comércio e Indústria de  Ponta Delgada (Açores) como parceiros.

O objetivo geral deste projeto é a melhoria da gestão ambiental das empresas através da implementação de um Sistema de  Gestão Ambiental. Procura igualmente promover ações de cooperação para incentivar o uso racional e eficiente dos recursos  energéticos e sensibilizar as empresas para as questões ambientais.

O processo de implementação do projeto ECOMAC passa por um conjunto de etapas, de entre as quais se destacam:  sensibilização e formação; diagnóstico e definição de objetivos; identificação de requisitos legais; avaliação de impactos  ambientais; inventário de resíduos; formação e implementação do manual de boas práticas; gestão de resíduos e consumos;  auditorias.

Podem aderir a este projeto as micro e pequenas empresas localizadas da Madeira que pretendam implementar um Sistema de  Gestão Ambiental. Para tal, deverão participar nas sessões de sensibilização, a realizar em abril / maio, a partir das quais serão  selecionadas as 5 empresas que irão ser alvo da intervenção mais aprofundada do projeto.

No final da implementação do ECOMAC, etapa na qual cerca de três quartos do processo de certificação estará concretizado,  estas empresas obterão um selo de empresa amiga do ambiente.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB