V Colóquio “Património Cultural Imaterial e Material de Machico”
V Colóquio “O Património Cultural Imaterial e Material de Machico: O Mar, a Terra e as Gentes” decorre no dia 26 de Maio. (Programa em anexo).
Trata-se de um evento que tem por objectivo a discussão dos valores que integram o património cultural imaterial e material, procurando reforçar os laços de identidade e de singularidade locais.
A iniciativa vem no seguimento ao tema discutido no ano transato e às inúmeras solicitações de continuidade da agenda temática.
Programa
26 de Maio de 2012, Sábado, Auditório da Escola Básica e Secundária de Machico
09h30 – Abertura Oficial
Presidente da Câmara Municipal de Machico
Presidente do Conselho Executivo da EBSM
Comissão do Mercado Quinhentista de Machico
10:00h – O quotidiano a bordo dos navios da expansão europeia (sécs. XVI-XVIII): uma aproximação a partir da arqueologia
José António Bettencourt – Investigador do CHAM
10:40h – Pausa – Café
11:00h – Recursos Marítimos – Pesca e Sal – na História de Machico: Alguns Apontamentos
Filipe Santos – Técnico Superior da Secretaria Regional de Educação e Cultura – Centro de Estudos de História do Atlântico
11:30h – Machico: as gentes e as actividades ligadas ao mar (século XVII a meados do século XVIII)
Fátima Freitas Gomes – Docente do grupo 400 do Quadro de Escola da Escola Secundária Jaime Moniz. Mestre em História pela Universidade da Madeira.
12:00 – Debate
12:45h – Almoço
14:30h – Retrospectiva da actividade arqueológica para a salvaguarda das riquezas arqueológicas do meio aquático da R.A.M
Alexandre Brazão – Assistente de Arqueólogo
15:00 – Naturalistas e Expedições Científicas na Madeira: Notas Relativas ao Concelho de Machico
Nélio Pão – Técnico Superior da Secretaria Regional de Educação e Cultura – Centro de Estudos de História do Atlântico
15:30- Pausa – Café
16.00 – O Pescador, a Vida e o Mar. A experiência pessoal de um fotógrafo.
Manuel Nicolau – Fotógrafo e estudioso da História Local.
16:30h – Debate
17h – Encerramento
Sábado, 02 de Junho 2012
9h00/18h30 – Roteiro dos faróis (Ponta do Pargo, São Jorge, São Lourenço)
Valor da inscrição: 5€ – Atendendo à grande procura deste tipo de eventos e para efeitos de gestão logística, a inscrição é garantida através de pagamento presencial no Núcleo Museológico de Machico – Solar do Ribeirinho até ao dia 16 de Maio de 2012.
[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]
PUB
