Festa da Flor com menos orçamento [VÍDEO]

No presente ano estima-se que o investimento seja de cerca de 270 mil euros, menos 40 mil euros em relação ao ano anterior.

“Atendendo às restrições orçamentais fizemos um esforço na redução das despesas, à semelhança do que tem acontecido com outros eventos que já foram levados a cabo este ano. Houve também a redução de 15% do valor que os grupos irão receber”, explicou Conceição Estudante, hoje durante a conferência de imprensa de apresentação da Festa da Flor 2012, que se realiza entre  os dias 19 e 25 Abril.

A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes avançou ainda que, neste momento, a taxa de ocupação média para o período da festa ronda os 87%.

No presente ano, o evento é subordinada ao tema “Hino à Madeira em Flor”, sendo que o programa de festas manterá “basicamente” a mesma estrutura dos anos anteriores. “É um programa que já deu provas de sucesso e, por isso, vai ser mantido na sua essência e nos seus conteúdos mais importantes”, salientou a governante.

O número de pessoas envolvidas na organização do evento será de cerca de 3130, sendo que 1400 participam no cortejo Alegórico da Flor, que terá lugar no domingo, e 1250 (crianças e acompanhantes) participam no sábado na “construção” do Muro da Esperança.

Uma das grandes novidades deste ano é a presença da cantora brasileira Fafá de Belém, a qual participará em diversos eventos que integram o programa da Festa da Flor e se fará acompanhar por dois jornalistas da imprensa do Brasil. Conceição Estudante destacou que a presença da cantora tem como objetivo promover a Região no Brasil, o qual constitui um “mercado emergente” em termos turísticos.

Refira-se que o Cortejo Alegórico da Flor, que se realizará no domingo dia 22 de Abril, contará com nove grupos, sendo que o itinerário será o mesmo do desfile de Carnaval, designadamente: Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul), Rotunda Francisco Sá Carneiro (faixa sul) até à  Praça do Mar.

Como novidade, de realçar que os carros alegóricos que integram o cortejo ficarão em exposição na Praça do Mar até às 19h00 do dia 23 de Abril. A secretária regional aproveitou para apelar ao civismo dos madeirenses, no sentido de não retirarem flores dos carros.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB