Futuros pais atentos à criopreservação de células estaminais

Mais de 20 grávidas participaram num workshop e ouviram atentamente as explicações dos especialistas.

A criopreservação de células estaminais, a postura e relaxamento no trabalho de parto e as vantagens das fraldas reutilizáveis foram alguns dos temas abordados, hoje à tarde, no decorrer de um workshop gratuito do Clube Mamã e Bebés.

Cerca de 20 mamãs e alguns papás marcaram presença, neste evento com entrada livre, e ouviram atentamente as explicações dos especialistas.

Rui Sabino, responsável pela Bioteca, um laboratório de criopreservação de células estaminais, explicou que a crise não tem tido grandes implicações na procura deste serviço. “Os pais estão atentos e conhecem a importância da recolha das células estaminais. E, no geral, a população da região autónoma gosta de estar informada sobre as evoluções nesta área”.

Conhecendo as contingências financeiras das famílias, os participantes no workshop recebem ainda um kit gratuito e, como todos os outros interessados, a possibilidade de pagar de forma faseada a recolha das células. Falamos num montante que ronda os 1000 euros, sendo este o custo final para um período de 20 anos.

Lígia Lemos, enfermeira no Hospital Dr. Nélio Mendonça, referiu mesmo que as grávidas costumam estar “sedentas por informação, interessando-se por tudo aquilo que diga respeito à maternidade”.

Na Região Autónoma da Madeira, nos últimos anos, tem sido visível o avanço nos cuidados de saúde e a redução da mortalidade infantil está diretamente ligada à melhoria dos serviços e à qualidade dos profissionais.

A enfermeira refere ainda que, apesar de algum decréscimo no número de nascimentos, porventura associados à crise sócio-económica que afeta as famílias, a maternidade regista cerca de 4 nascimentos por dia.

Acrescente-se que o Clube Mamã e Bebés tem realizado frequentemente workshops na Madeira, todos eles com grande adesão.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest