Palácio de São Lourenço recebe 5 mil visitantes por ano

O  Representante da República realça que o objetivo é intensificar cada vez mais a vertente cultural daquele espaço.

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, foi inaugurada esta tarde a exposição “Iconografia do Palácio de São Lourenço”. Estando patente ao público até ao dia 30 de Junho, na sala de entrada do Palácio de São Lourenço, a referida exposição resulta da colaboração entre os Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço e a Direção de Serviços de Museus da DRAC, sendo realizada no âmbito do projeto “Experiências Partilhadas”, da Direção de Serviços de Museus.

Na referida exposição poder-se-à observar um conjunto de 33 obras raras (pinturas, desenhos e gravuras), maioritariamente de origem inglesa e do final do século XVIII e todo o século XIX, que “pertencem ao nosso património e à nossa herança cultural conjunta”.

Todas as obras expostas, com exceção de uma que é do Palácio de São Lourenço, vieram do Museu da Quinta das Cruzes, do Museu Frederico de Freitas e da Câmara Municipal do Funchal. “A ideia da partilha é exatamente podermos usufruir em conjunto, num contexto próprio, de coleções que são muitas vezes já conhecidas, mas que em associação ganham novas dinâmicas”, salientou Francisco Clode, comissário da exposição e diretor de Serviços de Museus.

Por sua vez, a responsável pelos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço, Margarida Camacho, destacou que aquele espaço é visitado por cerca de 5 mil pessoas por ano, número que tem vindo a crescer.

Na inauguração da exposição, o Representante da República para a Madeira recordou que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é comemorado no Palácio de São Lourenço desde 1997, “enfatizando-se assim a sua vertente cultural que se pretende intensificar no futuro”.

Para além da exposição, o Salão Nobre do Palácio de São Lourenço acolheu um recital de piano e trombone.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest