PS defende modelo alternativo à escola a tempo inteiro

O Laboratório de Ideias da Madeira dedicou este fim-de-semana à analise dos prós e contras da escola a tempo inteiro.

 O PS/Madeira realizou esta manhã a primeira iniciativa do Laboratório de Ideias da Madeira, dedicado ao tema “Escola a Tempo Inteiro: Prós e Contras”. O debate/mesa redonda contou com a presença do professor Dr. Rui Trindade bem como dos coordenadores sectoriais do Laboratório.

Adelaide Ribeiro foi a porta voz da iniciativa que em declarações à comunicação social defendeu que “o ideal seria que não fosse necessário a escola a tempo inteiro”, pois no entender desta responsável a escola a tempo inteiro não está a cumprir os seus principais desígnios.

“A questão da igualdade de acesso está concretizada, mas isso não se repercutiu, necessariamente, na igualdade de sucesso. E, como tal, esta questão da eficácia é o mote suficiente para nós repensarmos a escola a tempo inteiro, numa perspetiva de a melhorar e de fazer com que se cumpram, de facto, os pressupostos que lhe subjazem, ou seja, a igualdade de acesso e de sucesso, igualdade essa que se repercuta numa melhor escola”, esclareceu.

Adelaide Ribeiro frisou que “mais escola nem sempre quer dizer melhor escola”, salientando que se “equacionarmos a relação entre a equidade e a eficácia nos resultados, verificamos que esta questão não redundou em mais sucesso escolar”.

A responsável do laboratório para a área da educação defendeu ainda que é fundamental repensar e começar a equacionar um novo modelo de escola. “Não se trata de acabar com a escola a tempo inteiro, porque ela acaba por ser um mal necessário. Cabe a nós desconstruir este e reconstruir um modelo que responda, por um lado, às necessidades sociais e da família e, por outro, àquele que deve ser o seu principal papel que é às necessidades educativas dos alunos”, apontou.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest