SPM exige que Jaime Freitas quebre o “silêncio”

E tome medidas concretas para travar o desemprego dos professores na Madeira.

 O Sindicato de Professores da Madeira realizou esta tarde uma concentração/plenário, na Avenida Arriaga, em frente à Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos para defender a educação e a qualidade do ensino.

Margarida Fazendeiro, a representante dos professores, exigiu na ocasião que o secretário regional da Educação, Jaime Freitas, esclareça os professores sobre quais serão as implicações da alteração da estrutura curricular na vida das escolas e no desenvolvimento do sistema educativo, assim como a manutenção da atual legislação relativa aos número de alunos por turma como forma de manter e melhorar as aprendizagens educativas.

“O senhor secretário tem mantido um silêncio ensurdecedor sobre o desemprego dos professores e ainda não falou na revisão da estrutura curricular, o aumento do número de alunos por turma que pode ir agora até trinta, e este senhor não diz quais as medidas que vão ser adotadas na Região”, apontou.

No decorrer desta concentração os professores exigiram a Jaime Freitas que proceda a adoção de medidas e que tome decisões, mas que as negoceie com os sindicatos que são os representantes legitimos dos docentes.

Margarida Fazendeiro lembrou que o secretário da Educação já levantou a ponta do véu tendo dado a entender numa entrevista, a um órgão de comunicação social madeirense, que “não tinha margem de manobra para negociar a revisão da estrutura curricular mas os docentes entendem é que não há vontade política para fazer diferente”.

A concentração fez-se com cartazes e distribuição de panfletos à população. O objetivo segundo Margarida Fazendeiro é também chamar a atenção das pessoas para um problema que é de toda a sociedade, pois “a Educação é um serviço social básico e menos professores significa menos qualidade no ensino e menos apoios aos estudantes e família, num momento em que estas atravessam grandes dificuldades”, alertou.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB