BPR celebra Dia Mundial do Livro

Biblioteca Pública Regional assinala Dia Mundial do Livro com diversas iniciativas durante o dia de amanhã.

A Biblioteca Pública Regional (BPR) celebra amanhã o Dia Mundial do Livro com diversas iniciativas como exposições, sessões de leituras e poemas e algumas atividades na ala de pediatria do Hospital Drº Nélio Mendonça.

No interior da BPR pode ser vista a exposição intitulada “Design – objectos de culto” que está patente ao público no hall do edifício, até ao dia 16 de Junho. Apresenta ao público alguns dos objetos considerados clássicos do design, presentes nos livros da colecção Design: 1000 objetos de culto, da editora Phaidon – disponível no catálogo da BPR.

Na sala de leitura geral estará disponível um destaque temático, acompanhado de mostra bibliográfica, intitulado: “Do livro impresso ao e-book”. Já a partir das 10h00 alunos do Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, da Escola Profissional Atlântico, visita a sala de leitura da BPR, com o objetivo de conhecer a biblioteca, missão, valores, público e pesquisa orientada na sala.

No exterior da BPR pelas 10h30 horas, na sala de atividades do serviço de Pediatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça, a equipa do serviço educativo dinamiza uma hora do conto, junto das crianças e jovens em situação de internamento. “O incrível rapaz que comia livros” de Oliver Jeffers que conta as aventuras de Henrique, um rapaz que gostava de comer livros, o que originava problemas de “digestão” da informação. Na sequência do conto haverá dinamização de atividade e oferta de livros às crianças presentes.

Já, no Estabelecimento Prisional do Funchal, pelas 10h30, e no âmbito do projeto Liberdade de Ler, a BPR conta com a presença de Francisco Fernandes, escritor madeirense, que falará sobre a sua mais recente obra: O conto “Ogima: o viajante do Espaço no planeta dos BMQ”.

Neste encontro serão entregues as declarações da formação sobre “Encadernação” dado pelo Arquivo Regional da Madeira e será lançado um desafio aos reclusos presentes. Na formação de encadernação cada recluso teve a oportunidade de criar o seu próprio livro, que neste momento se encontra em branco. O desafio é que eles se tornem autores da sua própria história.

“Café da Leitura” é uma atividade, com vista à promoção do livro e da leitura, comemorativa do Dia Mundial do Livro, em parceria com o Café Golden Gate, onde a BPR disponibiliza “menus” de livros diversificados. Os clientes ao fazerem o seu pedido de café terão à disposição várias sugestões de leitura. Para os turistas, um público habitual neste café, foi feito um menu específico, com títulos em língua inglesa, com apoio da Biblioteca de Culturas Estrangeiras.

Amanhã 23 de Abril, por volta das 15h30 horas, a BPR convidou para um café e uma leitura, uma personalidade, que dedicou a sua vida aos livros. Trata-se de um convidado mistério que só será conhecido pelos presentes quando estiverem no local.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest