Associação Europeia de Delirium reúne-se em Portugal

A Associação Europeia de Delirium vai promover a sua reunião científica anual, pela primeira vez em Portugal, nos dias 3 e 4 de novembro, no Hotel Dom Pedro, em Vilamoura. A iniciativa conta com a organização local da Cérebro & Mente – Associação para o Desenvolvimento em Investigação em Saúde Mental.

De acordo com Joaquim Cerejeira, psiquiatra e presidente da Cérebro & Mente, “o delirium é a complicação mais frequentemente observada em doentes hospitalizados, afetando sobretudo pessoas de idade avançada e com demência. Esta síndroma está associada a um prognóstico adverso com aumento da duração do internamento, da morbilidade e da mortalidade intra-hospitalar, como também a longo prazo, agravando as taxas de deterioração cognitiva e funcional e de mortalidade. Assim, o delirium aumenta significativamente a necessidade de cuidados de saúde à população, representando um acréscimo económico, comparável à diabetes mellitus e às quedas, calculado em mais de 50.000 euros/doente/ano.”

O Congresso anual da Associação Europeia de Delirium é o maior evento científico a reunir profissionais dedicados ao estudo do delirium. Os participantes pertencem a todo o espetro das disciplinas da saúde, sendo constituído sobretudo por médicos, enfermeiros, psicólogos e investigadores oriundos de mais de 20 países europeus, América do norte e Austrália.

Pin It on Pinterest