“É preciso que criemos um quartel-general único na União Europeia”

O presidente da Comissão Europeia (CE), falou em Estrasburgo sobre o estado da União Europeia (UE) perante a sessão plenária. Durante o seu discurso, esta manhã, Jean-Claude Juncker, abordou o Plano Juncker, o Brexit e a criação de um quartel-general europeu.

O presidente da CE quer duplicar a capacidade do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (Plano Juncker) para 630 mil milhões de euros.

Propomos hoje a duplicação da duração e da capacidade do nosso fundo de investimento”, disse Juncker, fixando o objectivo de 630 mil milhões de euros até 2020 e lembrando que este “investimento significa empregos”.

Para Juncker UE, a UE não está em perigo com a decisão do Reino Unido de abandonar o bloco europeu, mas quer negociar o Brexit tão rapidamente quanto possível, lembrando que se Londres quer continuar a participar no mercado comum terá que respeitar todas as regras de liberdade de circulação.

Juncker mostrou preocupação quanto à segurança dentro das fronteiras da UE e sugeriu a criação de um “quartel-general único na UE”.

A Europa não pode continuar a depender apenas da potência e capacidade militar dos países individuais, devemos assumir juntos a protecção dos nossos interesses, é preciso que criemos um quartel-general único na União Europeia”, referiu. Não temos uma estrutura permanente e, sem esta, não temos capacidade para funcionar eficientemente.”

Pin It on Pinterest