4ª Oficina do Empreendedor: 107 inscritos para 50 vagas

A 4ª Oficina do Empreendedor decorre entre amanhã e segunda-feira nas instalações da Universidade da Madeira (piso -1 do Campus da Penteada).

A 4ª Oficina do Empreendedor, programa de “mentoring”, capacitação e estímulo do empreendedorismo, desenvolvido através da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura pelo agora “Startup Madeira” (ex-Centro de Empresas e Inovação da Madeira) em parceria com a Universidade da Madeira e a Associação de Jovens Empresários, decorre entre amanhã e segunda-feira nas instalações da Universidade da Madeira (piso -1 do Campus da Penteada).

O programa que volta a ser promovido com o objetivo de promover o empreendedorismo no contexto Regional, ajudando os empreendedores a adquirirem conhecimentos e competências do mundo empresarial, potenciando a transformação de uma ideia em oportunidade de negócio, teve um total de 107 inscritos para 50 vagas nesta 4ª edição.

Este programa de “mentoring” já tem dado alguns frutos e a prova está em três empresas que nasceram recentemente. O Movi Go, criado por Duarte Nuno Dinis, é um desses casos. Licenciado em Serviço Social e já depois de realizado um estágio profissional, o jovem que se encontrava numa situação de desemprego, decidiu concorrer ao PEED – Programa de Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados através do Instituto de Emprego da Madeira e participou na Oficina do Empreendedor. Motivado pelos apoios e incentivos decidiu abrir uma empresa de transportes especializados, licenciada para realizar transportes de criança. Assim nasceu a Movi Go que, numa fase inicial da sua atividade procurou fazer essencialmente transporte coletivo de pessoas e crianças, tendo no entanto, já efetuado trabalhos bem mais diversificados, como por exemplo, distribuição de material promocional e entregas, assim como serviço de “transfer”.

Também o Role and Coffee, aberto no Funchal em janeiro do corrente ano, nasceu com o apoio do IEM (PEED) e depois dos “ensinamentos” da Oficina do Empreendedor. Este espaço lúdico, único no país, combina o prazer pelos jogos de tabuleiro com um serviço de cafetaria e snacks. Liliana Valente e Xavier Vergés são os promotores do Role and Coffee.

Finalmente, o caso da Oficina do Couro, de Mara e Fátima Abreu, é outro resultado da ligação entre o PEED e a Oficina do Empreendedor. Aberta em maio último em São Pedro, no Funchal, a empresa nasceu de uma ideia desenvolvida na Oficina do Empreendedor e ali é feito de tudo “à volta” do couro: restauro e alteração de peças antigas, comércio de artesanato e algumas peças próprias.


PUB