Duas mortes na praia da Maiata no Porto da Cruz

O Capitão do Porto do Funchal, em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil, coordenou durante a tarde desta sexta-feira, dia 23, uma operação de resgate de banhistas que foram avistados em dificuldades, na praia da Maiata – Porto da Cruz.

O alerta foi dado pelo Serviço Regional da Proteção Civil cerca das 14h30, relatando que uma turista que se encontrava naquele local, tinha avistado dentro de água duas pessoas a pedir auxílio. De imediato, foram ativados meios de socorro para o local, nomeadamente uma embarcação da Capitania do Porto do Funchal (AMN-33-SG), embarcando três elementos da equipa de resgate, uma embarcação do SANAS Madeira (SANAS103), os Bombeiros Voluntários de Machico e a equipa da EMIR, estes ativados pelo Serviço Regional de Proteção Civil.

O incidente teve origem na entrada na água de dois banhistas, em socorro de um terceiro elemento do mesmo grupo, de nacionalidade francesa, que, ao ter entrado na água foi rapidamente arrastado pelo mar, tendo pedido auxílio.

Um surfista que se encontrava no local, acabaria por ser vital ao resgatar dois dos banhistas para terra, sendo que o banhista de nacionalidade francesa foi resgatado já em paragem cardiorrespiratória, tendo sido alvo de manobras de reanimação pela equipa dos Bombeiros Voluntários de Machico e da EMIR.

O terceiro elemento, que foi dado como desaparecido, viria a ser resgatado pela embarcação da Capitania do Porto do Funchal (AMN-33-SG). De imediato foram iniciadas manobras de reanimação e respetivo transporte para a marina da Quinta do Lorde, onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Machico, ativados pelo Serviço Regional de Proteção Civil.

Do incidente, resultaram dois óbitos, ambos confirmados pelo Delegado de Saúde, tendo sido autorizada a remoção dos corpos pelo Ministério Público para o Gabinete do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses do Funchal.

As vítimas são dois indivíduos do sexo masculino, um com 47 anos de nacionalidade francesa e o outro com 42 anos de nacionalidade portuguesa e residente na Madeira.

resgate2   resgate3


PUB