Família Escutista leva 30.000 a Fátima em Peregrinação

Integrada nas celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, e no contexto do Jubileu da Misericórdia, o Corpo Nacional de Escutas desafiou os escuteiros a unirem-se numa Peregrinação Nacional a Fátima, a 8 e 9 de outubro próximo.

O programa desta Peregrinação contempla diversas ações que levarão os escuteiros a participar em atividades e celebrações que apelam à reflexão e aprendizagem individual, mas também à comunhão em grupo e crescimento enquanto escuteiros e cristãos, através de uma vivência comunitária.

No sábado, dia 8 de outubro, os participantes começarão por fazer a pé percursos de 4 a 8 km, organizados e enriquecidos com pontos de oração, reflexão, cânticos e aprendizagem histórica.

Estes trilhos, 10 no total, foram criados pelos escuteiros da Região de Leiria do Corpo Nacional de Escutas, e são o início dum projeto mais amplo de trilhos de Peregrinação intitulado “Maria’s Way”, onde crianças e jovens poderão peregrinar até Fátima, de uma forma segura e em comunhão com a natureza, por zonas pré estabelecidas e bem assinaladas.

Durante a tarde os escuteiros têm a oportunidade de participar em atividades diversas que se desenrolam em dezenas de comunidades religiosas que aderiram à atividade, como por exemplo a Ordem das Carmelitas Descalças ou as Religiosas do Sagrado Coração de Maria

Com temáticas pré-estabelecidas, que cada grupo cuidadosamente escolheu e preparou antes de partir para a Peregrinação, o objetivo é que todos os participantes conheçam um pouco melhor a história e a mensagem de Nossa Senhora de Fátima.

Pelas 17h00 será altura da cerimónia formal de receção na Capelinha das Aparições, em que os cerca de 500 agrupamentos se consagram a Nossa Senhora de Fátima.

Às 17h45, no pórtico do acampamento junto à Basílica da Santíssima Trindade, entidades e convidados juntam-se a todos os participantes para se proceder à abertura de campo, com o hastear das bandeiras e interpretação musical por uma fanfarra de escuteiros.

As celebrações de sábado à noite e domingo de manhã incluem a procissão das velas, recitação do terço e Eucaristia, e serão realizadas em união e comunhão com todos os peregrinos de Fátima.

Pin It on Pinterest