‘Reposição/Restituição do Passeio Pedonal

No âmbito da proposta de reposição de passeio pedonal e voto de protesto pela retirada dos ecopontos no concelho de Santa Cruz, o PS emitiu um comunicado, pelo Presidente da Comissão Política de Concelhia do PS de Santa Cruz, Cláudio Torres, com o seguinte teor:

«1.Proposta do PS: ‘Reposição/Restituição do Passeio Pedonal’

A Concelhia do PS de Santa Cruz lamenta a reprovação pelo JPP da Proposta de Recomendação ‘’Reposição/Restituição do Passeio Pedonal’’ apresentada na última Assembleia Municipal pelos representantes do PS.

Relembramos que a proposta visava a reposição do passeio pedonal no local agora ocupado por uma esplanada frontal ao ‘Edifício do Tristão’ no centro de Santa Cruz.

A Câmara Municipal autorizou a construção da esplanada acima da cota e de natureza fixa, não amovível, alienando zonas de gestão e usufruto público para a gestão e utilização exclusivamente particular, consubstanciando-se no desvio do passeio pedonal (fora do alinhamento em ambos os sentidos, ascendente/descendente). O executivo JPP, com esta decisão, contraria todas as regras e princípios actuais em matéria de mobilidade urbana, pois, ao contrário do que seria desejável e recomendável, ao invés de eliminar barreiras e obstáculos no centro da cidade promove-os.

2.Voto de Protesto: ‘Retirada dos Ecopontos’

De referir que na mesma Assembleia Municipal, realizada a 30 de Setembro, os deputados municipais do PS apresentaram um Voto de Protesto pela decisão do executivo em retirar diversos ecopontos nas freguesias do Caniço e Camacha. De salientar que a par do PS, os restantes partidos da Oposição votaram a favor da mesma. Curiosamente, os Presidentes da Junta de Freguesia do Caniço e da Camacha reprovaram o nosso voto, colocando-se ao lado da decisão do executivo.


PUB