Subida do IVA 'é catastrófica'

O PS alerta que o  aumento do IVA “terá um efeito catastrófico” no sector do turismo e “na dinâmica” da economia.

O PS Madeira considera que o Orçamento do Estado (OE) para 2012 “contém um conjunto de ataques” aos principais sectores da economia regional. “Por exemplo, o aumento do IVA de 9 para 18% na restauração implicará, por um lado, uma consequência direta no referido sector e, por outro, no sector da hotelaria da Região, cujo 1/3 do negócio depende das comidas e bebidas”, apontou Carlos Pereira, hoje em conferência de imprensa.
O deputado socialista advertiu, assim, que o aumento da taxa do IVA vai “ter um efeito catastrófico”  no sector do turismo e “na dinâmica” da economia, que contribui com cerca de 400 milhões de euros para a formação de riqueza anual.
Carlos Pereira referiu, ainda, que o sector da restauração já passa por tempos difíceis devido à descida do poder de compra, ao corte de 50% no subsídio de Natal, ao que se juntam as sucessivas medidas de austeridade que vão entrar em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2012.
“Se juntarmos a tudo isto o aumento do IVA compreende-se bem que este sector passará, naturalmente, por uma situação muito difícil, para não dizer catastrófica. Do nosso ponto de vista, estão claramente em risco o emprego de centenas de funcionários e a sobrevivência dos estabelecimentos”, alertou o deputado do PS.
Aquele responsável acrescentou, também, que com o aumento do IVA haverá uma perda de 80 milhões de euros a nível de criação de receitas no sector. “O que está aqui em causa é impedir que  a Madeira tenha uma estratégia do ponto de vista dos sectores da restauração e da hotelaria, no sentido de recuperar da crise a que está sujeita”, frisou.
Desta forma, Carlos Pereira considera que é necessário negociar o diferencial do IVA nos 30% junto da troika, referindo também que os partidos no parlamento se devem unir no sentido de impedir que a taxa do IVA passe de 9 para 18% no sector da restauração.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest