Programa Contigo lançado na Região

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais celebrou, no passado dia 30 de setembro, um Acordo de Parceria com a Direção Geral de Inserção e Serviços Prisionais, a Procuradoria-Geral da República e a Universidade da Madeira tendo em vista a implementação do Programa Contigo, junto de agressores e vítimas de violência conjugal, na região autónoma.

Na ocasião, a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, realçou que o sucesso a alcançar pela Região, no âmbito de planos integrados, como é o caso do II Plano Regional Contra a Violência Doméstica, em vigor até 2019, não será atingido, apenas, com medidas dirigidas à proteção e apoio à vítima e com sensibilização, formação e informação.

“O sucesso será alcançado, trabalhando, em simultâneo, essas medidas e a questão do agressor, na ótica da prevenção e diminuição da reincidência, através da consciencialização, assunção de responsabilidade e cessação do comportamento violento”, vincou a governante, lembrando, ainda, que a implementação do Contigo corresponde à concretização de uma medida do II Plano Regional Contra a Violência Doméstica.

O Programa Contigo assenta na intervenção junto do agressor e da vítima de violência conjugal, incidindo na compreensão da história de vitimação, desenvolvimento de competências necessárias à afirmação e defesa da identidade e dignidade e, por último, a prevenção de novas histórias de vitimação.

Referir, por último, que a aplicação do Programa Contigo é da competência Direção Geral de Inserção e Serviços Prisionais.

Pin It on Pinterest