Especialistas reunidos para conservar o fura-bardos

Uma comissão de investigadores regionais, nacionais e internacioanis reune-se, esta semana, para delinear a estratégia de conservação do fura-bardos. Os resultados obtidos ao longo de três anos de projeto são a base para a construção de um plano de ação para preservar esta espécie e o seu habitat.

O LIFE Fura-bardos, também denominado projeto para a “Conservação do Fura-bardos e habitat de Laurissilva”, permitiu, pela primeira vez na Madeira e paralelamente nas Canárias, o estudo de uma ave de rapina desconhecida de muitos madeirenses. O projeto LIFE Fura-bardos é coordenado pela SPEA, em parceria com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e a Sociedad Española de Ornitología.

É financiado pelo instrumento financeiro LIFE+ da Comissão Europeia, que termina em junho do próximo ano. Desde o seu início, em julho de 2013, foram já encontrados mais de 40 territórios de nidificação com cerca de 70 ninhos. Estes dados constituem o primeiro passo no conhecimento de uma subespécie de conservação prioritária e sobre a qual pouco se sabia na região. No sentido de aproximar esta ave de rapina da população, têm sido realizadas várias ações de sensibilização, maioritariamente com o público escolar, turistas e população residente nos concelhos da costa norte, alertando para a urgência em se tornarem as práticas humanas compatíveis com a conservação da espécie.

Paralelamente, e com o objetivo principal de restaurar o seu habitat natural, três áreas dentro da ZPE Laurissilva estão a ser alvo de intervenção do projeto. A recuperação de uma fração de Laurissilva de 76,20 ha e plantação de mais de 60.000 plantas indígenas são apenas alguns exemplos dos bons resultados obtidos ao longo destes três anos.

Anualmente, a equipa executiva do projeto recebe acompanhamento de investigadores nas diversas ações do projeto. Os resultados obtidos na monitorização do fura-bardos, recuperação do seu habitat e ações de educação ambiental estarão em análise e constituem a base para a construção de um plano de ação para preservar esta espécie e o seu habitat.