XI Jornadas do Priolo comemoram Dia Mundial da Floresta Autóctone

A XI edição das Jornadas do Priolo irá ter lugar no próximo dia 21 de novembro, no Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste, sito na ilha de São Miguel – Açores. No presente ano, a iniciativa pretende não só promover a Biodiversidade junto dos mais novos, mas também comemorar o Dia Mundial da Floresta Autóctone. Assim, estas jornadas têm o intuito de informar e aproximar a população escolar da Natureza dos Açores, o seu valor e a importância da sua conservação.

A edição deste ano das Jornadas do Priolo, à semelhança dos anos anteriores, é organizada pela SPEA no âmbito do Projeto Life+ Terras do Priolo. Este evento conta com a participação da Direção Regional da Agricultura e da Direção Regional dos Recursos Florestais. E irá também ter algumas palestras sobre as ações desenvolvidas pelo projeto LIFE+ Terras do Priolo.

Estas Jornadas têm como objetivo fazer o enquadramento dos projetos de conservação, coordenados pela SPEA, a decorrer atualmente em São Miguel e comemorar o Dia da Floresta Autóctone, no âmbito da comunidade escolar, relembrando a importância da conservação das Florestas e problemáticas associadas. Para além disso pretende-se também dinamizar a partilha de conhecimentos entre entidades e alunos nas áreas técnicas da sustentabilidade e práticas agrícolas com maior impacto ambiental e potenciar o intercâmbio entre escolas e entidades educativas.

Uma vez mais, as Jornadas irão promover intercâmbio entre escolas, com a participação de cerca de uma centena de estudantes, do ensino profissionalizante e vocacional de vários pontos da ilha de São Miguel desde o Nordeste, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. Este ano para além das palestras que terão início às 9h45, haverá da parte da tarde uma visita guiada à Reserva Florestal dos Viveiros do Nordeste e ao Centro de Divulgação Florestal do Nordeste.


PUB