Bruno Ponte vence em Braga e sagra-se vice-campeão nacional de Karting X30 Super Sénior

Rookie’… mas com uma época perto da perfeição! Bruno Ponte, apesar de ter transitado este ano da categoria Júnior para a categoria X30 Super Sénior, sagrou-se vice-campeão nacional. Na quarta e última prova, disputada este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga, garantiu o lugar mais alto do pódio, provando que, não fossem alguns azares mecânicos, o título de campeão nacional estava perfeitamente ao seu alcance… bem como mais uma ‘dobradinha’, dado que o piloto da Madeira conquistou, em julho passado, a emblemática Taça de Portugal de Karting. O futuro promete!

Em 2015, Bruno Ponte sagrou-se Campeão Nacional Júnior e venceu a Taça de Portugal, mas este ano, embora estreante na categoria X30 Super Sénior, esteve muito perto de voltar a festejar mais uma ‘dobradinha’.

Após um bom início de época em Leiria, o piloto do Funchal deparou-se com problemas mecânicos na Final 2 da segunda prova disputada em Portimão e depois nas Finais 1 e 2 da terceira jornada realizada no circuito do Bombarral, localizado a 40 quilómetros a norte de Lisboa. A equipa de Bruno Ponte, a Red Line Motorsport, bem tentou contrariar os problemas mecânicos, mas o esforço seria inglório dado que os potentes motores de 175cc que foram introduzidos este ano no Campeonato Nacional eram bastante complexos e facilmente apresentavam vários problemas e sem uma solução para os resolver, obrigando mesmo um técnico italiano – representante dos propulsores – a deslocar-se a Portugal para tentar que a fiabilidade fosse permanente. Mas sem sucesso.

Trabalhos redobrados quer então para Bruno Ponte e quer para sua equipa que tiveram de adotar uma estratégia diferente para contrariar um problema que persistiu até final do campeonato. E resultou: na Final 2 da última prova, disputada este fim de semana, em Braga, o jovem piloto da Madeira garantiu a pole-position, venceu a manga de qualificação e bateu toda a concorrência… rubricando ainda a volta mais rápida! Bruno Ponte conseguiu assim sagrar-se vice-campeão nacional, que a juntar à conquista da Taça de Portugal, acabou por ter uma época quase perfeita e logo no seu ano de estreia na categoria X30 Super Sénior. “Sim, foi uma época quase perfeita. Depois de conquistar a Taça de Portugal, sagrei-me vice-campeão nacional numa categoria em que era praticamente tudo novo para mim e para a minha equipa Red Line Motorsport”, começou por nos responder Bruno Ponte. “Mas foi um ano muito difícil. Os novos motores tinham muitos problemas e com isso perdi muitos pontos para poder lutar pelo título.

Este vice-campeonato tem, por isso, um sabor especial, tanto para mim como para a minha equipa, pelo trabalho redobrado que fomos forçados a ter.

Estamos todos de parabéns, agradeço todo o apoio dos madeirenses, dos amigos e adeptos da modalidade e a vitória nesta prova dedico ao meu pai que, por motivos profissionais, não pôde estar em Braga, mas esteve a acompanhar a prova desde a Áustria”, concluiu Bruno Ponte, que corre aos comandos de um kart equipado com chassis Zanardi e motor Iame.

rting2