Dachser ajuda famílias carenciadas a ter acesso a água potável

A Dachser – um dos líderes mundiais na indústria de logística e transporte de mercadorias, com presença em Portugal através da Dachser ASL nos segmentos aéreo e marítimo e da Azkar no transporte terrestre –, em colaboração com a organização Terre des Hommes, está a apoiar um projeto de ajuda humanitária, contribuindo para atenuar as consequências do atual período de seca vivido no estado central indiano, Maharashtra. O objetivo passa por proporcionar o acesso a água potável, criar opções de armazenamento de água, garantir cuidados de saúde e alimentação, oferecer oportunidades de trabalho e educação, assim como distribuir sementes especialmente às famílias mais carenciadas, garantindo uma nutrição adequada.

O período de seca está a elevar os preços das sementes, fertilizantes e água, arruinando o trabalho de muitos agricultores no centro da Índia. Neste sentido, a Terre des Hommes e a Dachser estão a fornecer água potável para dez aldeias de Maharashtra, apontando metas de desenvolvimento, e melhorando as condições de vida dos seus habitantes. Refira-se, ainda, que há mais de dez anos que, juntas, têm defendido os direitos das crianças e adolescentes na Índia, e só com a garantia das condições de vida fundamentais será possível que permaneçam na escola, em contacto com a sociedade e, por sua vez, que garantam um futuro para toda a região.

“O nosso objetivo passa por assegurar a sobrevivência de quase duas mil famílias afetadas pela seca”, reforça Ingrid Mendonça, Regional Coordinator South Asia da Terre des Hommes. “Além dos esforços imediatos para fornecer água potável a partir de camiões-tanque, a missão do nosso novo projeto prende-se em dar ferramentas aos habitantes para que se possam ajudar a eles próprios a longo prazo. Essa é a essência de todo o nosso trabalho com a Terre des Hommes na Índia, no Nepal, na Namíbia e no Brasil”, explica Bernhard Simon, CEO da Dachser.
Um projeto de apoio humanitário em prol de um futuro

O verdadeiro objetivo deste projeto é o alcance sustentável. Para tal, os habitantes de Maharashtra vão poder participar em oficinas de direitos civis, para que no futuro possam procurar ajuda, de forma autónoma, junto do governo da Índia. Além disso, os parceiros locais da organização Terre des Hommes estão a trabalhar junto dos agricultores para encontrar métodos de cultivo alternativos de preservação de água. Serão ainda criados “santuários” para crianças e adolescentes onde vão poder passar o tempo, estudar e brincar durante o dia, assim como participar em workshops sobre métodos de cultivo de conservação de água e práticas ambientais responsáveis. Bernhard Simon refere que mil crianças e adolescentes vão ter um papel ativo na sociedade no que toca à conservação da água na comunidade. “Só quem cuidar do seu futuro poderá ter um”, é a sua convicção.

dasher

Ingrid Mendonça, Regional Coordinator South Asia da Terre des Hommes
  Ingrid Mendonça, Regional Coordinator South Asia da Terre des Hommes

PUB