Comissão Europeia aprova dois projetos de cooperação regional açorianos

A Comissão Europeia, ao abrigo do programa INTERREG Europa, aprovou dois projetos de cooperação regional do Governo dos Açores, que representam um financiamento europeu para a Região superior a 340 mil euros.

O projeto ‘Islands of Inovation – Políticas de Inovação para Ilhas Europeias Sustentáveis’, que envolve, para além dos Açores, parceiros de territórios insulares dos Países Baixos, Dinamarca, Estónia e Grécia, além das regiões ultraperiféricas da Madeira e Guadalupe, resulta do trabalho desenvolvido pelo Governo Regional para o alargamento e a diversificação das redes de cooperação externa dos Açores, assim como do seu financiamento por fundos europeus.

Nesse sentido, a Presidência do Governo, através do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, integra o consórcio ‘Islands of Inovation’, que candidatou um projeto, agora aprovado pela Comissão Europeia, que visa o desenvolvimento de políticas inovadoras e sustentáveis para as ilhas europeias.

Este projeto representa um valor de investimento para os Açores superior a 180 mil euros, co-financiados a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ( FEDER ).

Por seu lado, o projeto ‘GROW RUP’, também aprovado pelo programa INTERREG Europa, tem como objetivos o desenvolvimento empresarial e o reforço das capacidades para a criação de negócios nas Regiões Ultraperiféricas, para os quais a Região receberá um financiamento de cerca de 165 mil euros.

O projeto ‘GROW RUP’, integrado pela Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, resulta da cooperação desenvolvida no âmbito da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, em especial da Rede Emprego das RUP, criada em 2014, em Bruxelas, no terceiro Fórum da Ultraperiferia Europeia.

O INTERREG Europa 2014-2020 é um programa de cooperação financiado pela União Europeia que está aberto a todas as regiões europeias, sendo gerido e atribuído diretamente pela Comissão Europeia aos melhores projetos, sem envelopes pré-definidos para Regiões ou Estados, tendo sido

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger